Patriotismo é uma imbecilidade

Acho o fim ter orgulho do lugar onde nasceu. Torcer para a Seleção Brasileira na Copa, ficar orgulhoso do duplo twist carpado da Daiane dos Santos ou dizer que as aves que gorjeiam no exterior não gorjeiam como as do meu país é o fim da picada.

Ter orgulho em dizer que se é gaúcho, alemão ou romano é tão significativo quanto ter orgulho de ter nascido perto de um McDonald’s. É só uma coincidência geográfica, nada mais. O teu local de nascimento não informa nada sobre teu caráter, inteligência ou tamanho do pênis.

Por exemplo, eu sou leopoldense, gaúcho e brasileiro. Gosto de churrasco, mas comidas alemãs e feijoada não são comigo. Não torço para o Aymoré, timeda segunda divisão do Gauchão, sediado em minha cidade. Nem pelo Inter ou pelo Grêmio. De vez em quando, mas não ultimamente, assisto aos jogos da Seleção Canarinho.

Não gosto de samba, frevo, pagode, funk, bossa nova, fandango, maxixe, forró ou algum outro ritmo brasileiro do qual consigo me lembrar agora. Minhas bandas favoritas são inglesas ou americanas.

Ou então tem aqueles que dizem que o portugês é a língua mais bonita do mundo, pois temos a palavra saudade. “Saudade é intraduzível,”, dizem. Sim, saudade só existe em português, mas devemos nos ater a dois fato. Primeiro: saudade não é a palavra de mais difícil tradução no mundo, e sim ilunga. Segundo: eu trocaria a palavra saudade pela facilidade de conjugar verbos que a língua inglesa possui.

Mas não é por não ter orgulho de morar aqui que não quero que este país prospere. Claro que quero. Não querer isto é dar um tiro no meu próprio pé.

Mas não quero que ele prospere por que ele é o Brasil, o lugar em que nasci. Quero que prospere por ser o lugar em que eu moro. Eu quero viver no melhor lugar possível, e vou batalhar para isto. Não importa se este lugar é o Brasil, a Argentina ou Betelgeuse. Eu quero ter orgulho de morar em um lugar onde haja condições iguais para todos. Onde todos tenham acesso à educação, saúde e trabalho.

Mas este lugar não pode ser um país socialista, é claro.

Ter orgulho do meu país (estado, cidade ou whatever) só porque nasci nele é a mesma coisa que defender minha marca preferida de jeans: uma tremenda idiotice, pois não consegui uma metáfora melhor.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? É só clicar nos botões abaixo e divulgar!

27 comentários.

25 comentários Comentários e trackbacks estão fechados no momento.

  1. Gian, 25/7/08
    1

    E eu com isso?

  2. Adiel, 25/7/08
    2

    Até que enfim algo que eu possa comentar…

    A língua portuguesa, na verdade, é uma ‘coisa’…
    Tem muitas regrinhas bestas, tem 10.527 excessões, e mais 38.795 excessoes das excessões…

    Assim como o inglês, prefiro o Alemão.. a conjugação é quase igual a do inglês, uma das coisas em comum entre as duas…

    E eu não nasci perto de um McDonalds.. irei processar a minha mãe por causa disso…

  3. Junnin, 25/7/08
    3

    Eu também acho uma grande besteira,e nunca gostei muito da música nacional,sempre achei uma porcaria,a lingua então,nem se fala!
    Cara,a língua,na minha opinião,era uma forma de simplificar e ajudar na comunicação das pessoas,mas pra que ficar só nisso?Uéh,vamos inventar várias regras idiotas,conjulgações difíceis e essas porcarias!
    Aliás,como eu poderia viver sem saber o que é uma Oração Subordinada Objetiva Direta,ou Adjetiva,ou tanto faz!
    Mas,acho que um pouco de orgulho de onde nasceu,mas como cidade,não faz mal,tanto porque,o Brasil é um país gigante,cada estado é um “país diferente”,e com culturas e situações diferentes.Só acho fanatismo uma besteira..

  4. André, 25/7/08
    4

    E você tem orgulho deste post, então???

    Imbecilidade é argumentar de forma tão superficial sobre algo que não se conhece …

    Enfim … E eu com isso? [2]

  5. marcus, 25/7/08
    5

    @André

    Não entendi teu comentário. Como assim “superficialidade” e “algo que não se conhece”?

  6. Pato, 26/7/08
    6

    “E você tem orgulho deste post, então???”

    Em primeiro lugar, sentir orgulho de alguma coisa é de uma mediocridade tacanha. É até perdoável sentir orgulho de algo que tenhamos realizados, afinal, neste caso, o ego se manifesta. Mas sentir orgulho de uma coisa absolutamente aleatória como o lugar onde se nasceu? Orgulhar-se de algo que é uma mera contingência é típico de indivíduos com inteligência duvidosa.

    Se, ao meu ver, patriotismo de uma maneira geral já é absurdo, o patriotismo brasileiro só pode ser arvorado em demências como pratos típicos, ritmos musicais e aspectos naturais. Ou seja, elementos concretos e palpáveis. Nada de histórias e aspectos antropológicos comuns por trás, o que é tão comum em países europeus. Eu não tenho nada a ver com o caboclo nortista, assim como o frevo do nordeste não tem nada a ver comigo. Não temos uma raiz cultural comum. A única coisa que temos em comum é o fato de termos nascido no mesmo Estado Nacional. Fora isso, sou tão patrício deles quanto dos esquimós islandeses ou das tribos nômades africanas. Como Nação, o Brasil passa muito longe. Foi um chute a gol que saiu na bandeirinha de escanteio.

  7. Bertha, 26/7/08
    7

    Ótimo post.

    “Eu quero ter orgulho de morar em um lugar onde haja condições iguais para todos. Onde todos tenham acesso à educação, saúde e trabalho.

    Mas este lugar não pode ser um país socialista, é claro.”

    Só faltou dizer “um lugar democrático, que respeite liberdades individuais” pra excluir um país socialista da coisa.

  8. Gustavo, 26/7/08
    8

    Falar q “torcer pro Brasil na Copa é o fim da picada” é foda

  9. Manuela, 26/7/08
    9

    Nossa! Eu não poderia concordar MAIS. E posts polêmicos são os melhores.

  10. Jovas, 27/7/08
    10

    O pior é justamente na época de Copa do Mundo, Olímpiadas ou duelo de facas entre o açougueiro da sua rua e o japonês que mora na esquina e vende facas ginsu.

    O brasileiro reclama do país (muitas vezes com razão, tudo bem), mas parece adorá-lo nessas épocas. Se fossemos agraciados desde pequenos com coisas boas que o país nos talvez oferecera, era bem provável de termos um senso patriota embutido. Mas pior é ser um falso amante do país de quatro em quatro anos.

  11. Nigel Goodman, 27/7/08
    11

    Concordo com o post. Uma vez eu li no jornal um cara que falava mais ou menos assim: ser brasileiro só significa que seus pais fizeram sexo perto de uma bandeira do Brasil. Ai desdobrava pra questões como morrer pela terra onde meus pais fizeram sexo e coisas do tipo.
    Não entendo porque as pessoas restringem tanto, nasci no rj, mas nasci no planeta terra primeiro.
    Mas é isso ae. Concordo contigo.

  12. marie, 27/7/08
    12

    não discordo de uma linha sequer.
    se tivesse paciência para escrever sobre a imbecilidade do patriotismo, o texto sairia bem parecido.

  13. Ruryk, 28/7/08
    13

    vendo esse post, lembrei de um que eu li há um tempo atrás em outro blog

    caso não tenha visto, vale a olhada
    http://www.sobresites.com/alexcastro/prisoes/patriotismo0.htm

  14. Diogo, 28/7/08
    14

    Não concordo. Poderíamos usar a mesma premissa e dizer que não deveríamos torcer e lutar pela felicidade de nossos pais ou filhos em detrimento de desconhecidos, afinal, foi apenas coincidência o fato deles serem do seu sangue.

    É natural do ser humano lutar pelas nossas raízes. Eu poderia morar na Groelandia que mesmo assim torceria pela prosperidade do meu país.

    Mas é aquele negócio, gosto é igual c*.

  15. Diogo, 28/7/08
    15

    Na verdade, eu quis dizer “opinião é igual c*”. Mas vocês entenderam.

  16. GUILHERME PIÃO, 28/7/08
    16

    Gostei do post, assino embaixo, tenho a mesma idéia que a tua.
    Parabéns e continue assim.

  17. marcus, 28/7/08
    17

    @Diogo

    Mas aí é outra história, Diogo. Defender pais, filhos e a comunidade próxima a ti é uma questão de sobrevivência. A tua prole deve ser defendida para que tua espécie tenha prosseguimento. É algo natural. o conceito de patriotismo, onde MILHÕES de pessoas torcem por um mesmo país, mas não necessariamente pelo progresso dele, é que considero errado.

  18. Ricardo, 28/7/08
    18

    Eh imbecilidade qdo vc mora no mesmo lugar q nasceu. Morei no Nordeste e sentia muito orgulho de dizer q sou gaucho pra nao me confundirem com aqule povo preguiçoso. o RS pode nao ter definido meu carater, mas a cultura q vc vive influi um pouco nos seus habitos e crenças

  19. Eduardo, 29/7/08
    19

    Tenho orgulho de três coisas criadas no Brasil:

    Samba, Bossa Nova e CANGACEIROS.

    Se essas coisas não existissem, não teria o que me orgulha daqui…

  20. Jovas, 29/7/08
    20

    Tava pensando aqui, acho que sei da onde surgiu essa história de patriotismo.

    Na verdade tudo surgiu com o regionalismo e a diferença entre povos de regiões próximas. Para se afirmar melhor que pessoas de outro canto, os idiotas dizem que sua terra e as coisas que derivam dela são ótimas, para enaltecer algo seu e assim tentar mostrar ao outro que ele e a terra dele são piores. Por isso que a galera gosta de dizer que tem orgulho de ser brasileiro quando a seleção tá jogando contra a Argentina.

    No fundo nem é orgulho, é só tentativa de dizer que sua pátria, o lugar onde ele nasceu e SEMPRE vai ter nascido, TEM QUE ser melhor que a outra — já que não dá pra trocar de país.

    Gente esse idiota do Ricardo, dois comentários acima, que afirma gratuitamente que o povo nordestino é preguiçoso, é que promove um pensamento irracional assim.

    Acho então que é por causa desses manés, que gostam de rebaixar pessoas de outro canto, que surge essa merda de glorificar sua região natal.

  21. Carlos gomes, 30/7/08
    21

    Ninguem pode falar de patriotismo no Brasil, porque ninguem sabe o que é patriotismo já há duas décadas. Ninguem pode se orgulhar deste país do jeito que ele está.Patriotismo é coisa para americanos ,Ingleses e franceses,não para quem nasce leopoldense no interior dos pampas.

  22. Anderson, 5/8/08
    22

    Vão se lascar, vai.
    NInguém aqui nunca sentiu nenhuma ponta de orgulho de ser brasileiro?
    Q blog idiota, eu tava até gostando, mas depois de ler esse monte de besteira, não volto mais aqui!

  23. Pato, 5/8/08
    23

    Bah, Anderson, o marcus vai ficar sentir tanto a falta da tua opinião nos comentários…

  24. carlos, 12/11/08
    24

    comecei a ser um anti-patriota fevoroso desde os 6 anos quando por causa de uma bosta de copa do mundo , me lembro ate hoje que meu tio ia acampar com seus filhos(2) e eu e ia ensinar pra gente algumas coisas de escolteiros/acampamaneto essa coisas, e por causa desse patriotismo besta , o sonho de diversao de uma crianca foi desfeito por causa de um patriotismo ridiculo, por fim o unico dia que apanhei tanto da minha mae foi qdo eu peguei as bandeirinhas e camisas do brasil que meu tio tinha comprado e acabei queimando tudo. esse com certeza foi o dia ate hj mais feliz da minha vida.

  25. AMAEU, 16/2/09
    25

    O nacionalismo é uma luxúria e é sublimada da realidade social, é portantoinveja ou avareza, que são pecados capitais´, é ser ou querer comandar!
    Não preciso de chefe social!
    Mas a comunidade precisa de policia ou fiscais para não fazer porcarias (infelizmente).

2 trackbacks

  1. [...] e amor à pátria são as maiores causas de guerras e matanças da história. Isto é um fato [...]

  2. De As melhores músicas gaúchas | Listas | A Grande Abobora em 21 de September de 2008 às 15:49

    [...] porque já tem um tempo que não publico listas musicais por aqui e porque a Cler, em homenagem ao (argh!) 20 de setembro, publicou uma lista das 5 melhores bandas gaúchas de todos os tempos. Na verdade, [...]

  • Institucional

    A Grande Abóbora, o blog do Marcus.

    Uma explosão de sabor.

    Saiba mais sobre mim lendo meu about.

    Ou não.