- Eu não tenho nada contra roupas e tênis de marca, desde que sejam, de certa forma, criativos
- Eu acho razoável pagar mais do que R$50 por uma refeição
- Eu sou contra pirataria de CDs e DVDs (mas apóio P2P)
- Eu acho que o capitalismo é o melhor (e mais justo) sistema econômico já inventado
- Eu não acredito em software livre
- Eu não acredito em empresas estatais
- Eu acho que o homem é egoísta demais para viver em uma sociedade onde os meios de produção são propriedade de todos os cidadãos
Para completar, colo uma citação de um post recente do rei nada:
(…) Ao que diz “igualdade ou morte”, a natureza replica “a igualdade é morte”. Aquele dilema é absurdo. Se fosse possível um constante nivelamento e se houvessem sucumbido todos os indivíduos diferenciados, os originais, a humanidade não existiria. Não teria podido existir como termo culminante da série biológica. Nossa espécie saiu das precedentes como resultado da seleção natural. Só há evolução onde se podem selecionar as variações dos indivíduos. Igualar todos os homens seria negar o progresso da espécie humana. Negar a própria civilização. (…)”
INGENIEROS, José; O Homem Medíocre - 1913. Excerto do capítulo VII - “A Mediocracia”)


Gian
Eu podia comentar sobra esse post… mas, não tô com saco.
Apenas como provocação:
- Realmente achas que o capitalismo é “melhor” e mais “justo” que a “social-democracia” escandinava?!
Comentado em 15.Mar.2007
Gian
Ah sim… é “sobre” e não “sobra”.
E não. Eu não quero usar o editor de posts.
Comentado em 15.Mar.2007
marcus
Fraco!
Não. A Escandinávia é um modelo a ser perseguido, apesar de eu achar que é algo muito difícil de ser implementado por aqui. Eu sei que os impostos lá são extremamente pesados, mas a população tem um retorno muito bom destas taxas.
Mas eles são capitalistas. Para mim, eles parecem mais capitalistas do que socialistas. Creio que podemos chamá-los (forçosamente) de socialistas devido à grande participação do Estado na sociedade, mas eles estão muito longe de ser o que era o Leste Europeu. Por exemplo, tirando pequenas partes quase em importância, a indústria é toda da propriedade privada. E isso é muito diferente do que o comunismo defende.
Comentado em 15.Mar.2007
Gian
Quem aqui disse q eles são socialistas?! Ou mesmo capitalistas?!
Não são nem um, nem outro. São “sociais-democratas”. A social-democracia é uma forma de organização social diferente tanto do capitalismo quanto do socialismo. Ou, por um acaso, tu achas que só existem estes dois sistemas sócio-econômicos no mundo?!
Mas escrever sobre isso aqui levaria tempo demais, e ficaria bastante vago, cheio de espaços deixados em branco.
Quanto a implementar por aqui… é quase impossível. Esse tipo de organização social não funciona em “lugares” com grande população. O Canadá é bem parecido com a Escandinávia quanto à organização social, mas o Canadá, apesar do tamanho, tem meia dúzia de gatos pingados vivendo lá.
Comentado em 15.Mar.2007
Gian
Não entendi a que se refere o “Fraco!”…
Comentado em 15.Mar.2007
papai smurf
tenho uma camisa do “seu madruga” …
isso é um duelo ???
Comentado em 15.Mar.2007
marcus
Entendeu?
Eu disse. O modelo de organização social deles é um misto de capitalismo com socialismo, como eu exemplifiquei acima. Fui leviano ao afirmar que eles são capitalistas e socialistas simultaneamente, pois não são nenhum deles, mas achei que ficaria claro sobre o que eu estava falando. Acreditei que fazendo este abuso de classificação tornaria a exposição das minhas idéias mais fácil de entender, o que acabou não ocorrendo. E não, não há apenas estes dois sistemas sócio-econômicos no mundo. Acho que poderíamos dividi-los em “de esquerda”, “de centro” e “de direita” (abusando novamente). Os de esquerda seriam, por exemplo, comunismo e socialismo; os de centro, a social-democracia; e de direita, o capitalismo.
Realmente não sei como poderia ocorrer uma implementação da social-democracia por aqui. Se tu diz que é quase impossível, eu acredito. Eu imaginava que com paciência, perseverança e boa vontade política isto fosse possível.
Comentado em 15.Mar.2007
Leonardo
É por essas e por outras que, sempre considerei o Socialismo / Comunismo [e todas outras vertentes] a mais pura utopia, URSS e Cuba são os exemplos, ou melhor, as ‘provas vivas’ de que essas mirabolantes formas de governo, efetivamente não funcionam.
Comentado em 15.Mar.2007
trixie
QUÊ? MAIS DE $50 POR UMA REFEIÇãO? eu já acho o meu humilde almoço de $6 um absurdo…!
e claro que comunismo/socialismo é uma utopia. os seres humanos simplesmente não conseguem viver assim por muito tempo, há uma necessidade muito grande de se sobressair, seja no que for.
Comentado em 16.Mar.2007
schroeder
- pra mim roupa é roupa. basta gostar que eu compro
- eu acho razoável refeição de graça :P
- pirataria é crime, compartilhar é humanidade
- o melhor sistema econômico ainda não foi inventado (e temo que nunca será)
- não sei o que é software livre e nem quero saber
- estatais fedem, privadas também
- a lei de gérson é o nosso evangelho
Comentado em 16.Mar.2007
éver
Eu tenho uma camiseta da SINPLATA ! Só eu !
Fraco é quem usa editor de post ! Os fortes não se abalam com os erros, né GIAN ?
CINQUENTA PILAS por UMA refeição ? Tás lôko ?
Comentado em 16.Mar.2007
Carla
Eu sou contra a pirataria para fins de venda.
Agora, eu não vejo nada de errado em alugar um dvd e copiá-lo pra mim, pois dei lucro pra locadora, pra quem produziu o dvd…
Mesmo princípio do P2P e downloads afins. Alguém pagou pra ripar aquilo e os caras precisam aprender a lucrar com outras coisas, aka shows.
Acredito em estatais apenas em três áreas: educação, saúde e segurança - o tripé do estado mínimo. Ou melhor, acreditava. Começo a crer que a segurança deve ser totalmente independente do Estado, como a Justiça, já que certos caseiros foram ameaçados e parece que a polícia teve relação com o fato.
Eu pagaria bem mais de R$50 por uma refeição e pagaria bem mais de R$ 50 apenas pelos ingredientes se tivesse dinheiro.
(Descobri há pouco os prazeres da cozinha. Sério, cozinhar pode ser tão bom quanto ir a um restaurante).
Enfim, que eu sou uma direitinha-reacionária-capitalista todo mundo sabe. O que ninguém entende é como eu consigo ser assim e ambicionar ser bibliotecária = funcionária pública. Digo que se as bibliotecas fossem privatizadas eu comemoraria, contanto que o lucro viesse de xerox e outros serviços que não a consulta local.
Comentado em 16.Mar.2007
papai smurf
quero ser rico q nem o Marcusx!!!!
to pagando nem R$0,50 pra comprar bala juquinha :(
Comentado em 16.Mar.2007
marcus
A questão não é estar louco e nem ser rico. Eu acho bastante razoável, eventualmente, pagar mais por uma refeição mais sofisticada. As culinárias francesa e japonesa, por exemplo, têm ingredientes mais caros que aqui lo que comemos no dia-a-dia. Além disso, o know-how necessário para preparar um destes pratos é muito superior ao necessário para fazer um churrasco. É óbvio que não pago R$50 para comer no RU; pago R$1,30, se vocês querem saber (bem menos que os R$6,00 da Bia).
Eu não estou me defendendo. Apenas acho que comer algo diferente do trivial, nem que para isto deva se pagar um pouco mais, é uma experiência marcante.
Até mais do que um show ou um exposição de arte.
Comentado em 16.Mar.2007
j. noronha
Uma das coisas mais irritantes que já ouvi de uma pedagoga (aquela profissão seguida por quem não serve para mais nada), foi “todos somos iguais”. Eu olhei para ela e perguntei “iguais a você, inclusive?”. Ela respondeu sim e eu lasquei um “que desgraça”. Foi a última vez que nos falamos, hehe…
Comentado em 16.Mar.2007
Gian
marcus: há bem da verdade, não há absolutamente nenhum traço socialista na social-democracia além do intuito de “bem-estar social”. Porém, este conceito de “bem-estar social” está inserido em todos os modelos de organização social, inclusive no capitalismo (o “estado previdenciário” da, capitalista, Inglaterra de Margareth Tatcher é um belo exemplo disso).
Mais algumas considerações:
- socialismo e comunismo não são coisas diferentes. Na verdade, o comunismo é o estágio final da organização socialista “marxiana” (me nego a defini-la como “marxista”, uma vez que nesta época Marx ainda escrevia coisas plausíveis - lá pelos idos do segundo tomo de “O Capital”).
- é reducionista demais referir-se ao socialismo como sendo o sistema da antiga URSS, Cuba ou China. Há, sim, diversas vertentes diferentes de socialismo.
- é ainda mais reducionista tentar dividir as formas de organização social em “esquerda”, “direita” ou “centro”. Não lembro de pessoas sérias que ainda pensem em “esquerda”, “direita” e “centro”. São conceitos ultrapassados, somente utilizados por organizações ultrapassadas, como a CUT, Central Sindical, MST e etc.
No más… páro por aqui. Isso é tema pra mesa de bar, com bastante cerveja. Como disse anteriormente, fica muita coisa vaga e espaços não preenchidos num comment.
Comentado em 16.Mar.2007
papai smurf
pô na verdade concordo com o senhor marcusxxx
Comentado em 16.Mar.2007
Gian
ÈVER, tentei deixar o comentário abaixo no teu blog. Sabe lá o diabo (e a cerveja) pq, mas não consegui. Portanto, uso o “metrossexualismo abóbora” para algo “útil”…
Comentado em 17.Mar.2007
J.
quero dar a minha contirubição.
o comunismo é impossível na prática para o homem de hoje, pois ele ainda é imperfeito o suficiente para o conseguir fazer valer a nível prático como foi pensado a nível teórico.
por outro lado, o comunismo a nível stricto sensu, idealizado por marx e engels, está errado na sua génese, já que ficou provado que a qualidade de vida dos operários tem melhorado com o progresso e não o contrário, como apregoavam.
anyways. as comunas menos radicais sãogiras como tudo, pelo menos aqui em portugal. uma vez apaixonei-me por uma comuna mais progressista. o ex namorado dela também era comuna, mas dos mais a sério, recusando-se a não entrar em macdonlads por “representarem o grande capitalismo e a opressão das grandes corporações ao homem moderno”.
os comunas radicais são uma seca.
Comentado em 17.Mar.2007
trixie
a minha faculdade não tem RU porque todo mundo despreza os artistas, e eu não vou viver do pastel da esquina engordurado de $2.
Comentado em 17.Mar.2007
zecafona
Segurança independente do estado? De fato, a maior parte da população tem condições de pagar por uma Pedroso da vida… assim como todos podem pagar uma mensalidade do São José e ter um plano de saúde da Unimed.
Eu sei que tem muita coisa errada nesse mundo, mas se nós, que estamos um pouco à par da situação, ficamos observando o mundo dar voltas e mais voltas em torno do próprio umbigo não fizermos nada, quem fará?
Não é a situação que me indigna, é o conformismo!
“Eu posso pagar por uma refeição de R$50, enquanto me esqueço que tem gente passando fome”. Conformismo, câncer da sociedade.
Comentado em 21.Mar.2007
Carla
Eu disse independente do Estado como é a JUSTIÇA, não disse PRIVADA.
São duas coisas totalmente distintas.
Comentado em 22.Mar.2007
mari
E vc caro Zecafona, o que anda fazendo para mudar a situacao ?
Comentado em 22.Mar.2007
zecafona
Carla: Justiça, refere-se a que exatamente? Desculpe, não entendi mesmo.. refere-se a foruns?
Mari: bom, tem muita coisa que a gente pode fazer, como por exemplo se afiliar a alguma organização. Vc também pode participar de manifestações, pode criar um blog para denunciar o que vc não acha correto (algo que faço com frequencia). Posso também boicotar marcas que exploram até a última gota determinados recursos humanos e outros naturais… Por não achar justo para com quem não tem essas condições, não preciso pagar R$50 por uma refeição. Outra coisa que gosto muito de fazer é enviar e-mails e mais e-mails para secretarias do estado, municipio ou federais, exigindo que providências sejam tomadas… Enfim, existe muita coisa, é só pensar um pouquinho.
Mas é claro, nada disso que eu citei acima tem efeito se só uma minoria tomar essas atitudes enquanto que a grande maioria permanece isolada no seu mundo. Eu sinceramente não sei se ficaste brava comigo ou não pelo que eu disse no comentário anterior, mas enfim, espero que sua pergunta tenha fins de esclarecimento e espero que agora vc também possa fazer algo. Se estou aqui pra dar minha cara a tapa, tenho que levar tapa mesmo, só que também não tolero conformismos e mediocridades.
Sei que muitos acham no mínimo engraçadas essas atitudes utópicas, que estou fora da realidade (eu?), entre várias outras coisas.. E desses sinto apenas pena.
Espero ter sido útil! ;)
Comentado em 22.Mar.2007
marcus
Não foi. Por exemplo,
Nem todo mundo tem condições de ter um carro. Eu não tenho. E nem por isso vou boicotar GM, Fiat, VW, Renault e similares. Eu não vou deixar de comer sushi só porque o mulambentinho ali da esquina não pode comer. E também não vou deixar de usar Adidas ou Puma só porque os tênis produzidos no Vale do Sinos são mais baratos e incentivam a indústria local.
Claro que pode. Todos podemos. Façamos como no Rio, que sempre que alguém é arrastado por um carro até a morte, as pessoas se vestem de branco e se reúnem em Copacabana durante o dia para pedir paz. À noite, sobrem o morro para comprar drogas e financiar os caras que matam seus filhos.
Qual? O grupo musical teatral e o escambau Terapia do Riso, que leva diversão a idosos e crianças portadores do vírus HIV, leucemia, câncer e outras desgraças? Não, obrigado.
N’A Grande Abóbora 2007, vou denunciar o que não acho correto. Por exemplo, nãoa cho correto que só haja uma temporada de 24 Horas por ano. A Fox poderia, em vez de exibir apenas um dia da vida de Jack Bauer por ano, exibir dois. Como o ano tem 52 semanas, dá pra fazer tranqüilamente duas temporadas de 24 episódios e ter quatro semanas para pensar no plot da temporada seguinte. Também não acho correto o J. J. Abrams não fazer Lost concluir mais rápido. Ainda são muitos mistérios sem solução.
Comentado em 22.Mar.2007
zecafona
Marcus, esqueceste do final:
“Sei que muitos acham no mínimo engraçadas essas atitudes utópicas, que estou fora da realidade (eu?), entre várias outras coisas.. E desses sinto apenas pena.”
Entenda que o problema, do meu ponto de vista, não são suas idéias, mas o tom pejorativo com que vc as expõe. Não esqueça que o mulambentinho ali da esquina é feito de carne e osso como vc, embora ele não tenha tido a sorte de nascer em uma família como a sua.
Cego não é quem não enxerga, é quem não quer enxergar. A propósito, vc também é da facção “culto ao eu”?
Comentado em 22.Mar.2007
marcus
Não, eu vivo minha vida para os outros. Praticamente não me importo comigo.
O mulambentinho ali da esquina não nasceu numa família como a minha? Paciência. Não é por causa disso que eu vou deixar de me alimentar, me vestir ou deixar de ter o lazer que gosto. Não vou ficar me martirizando ou me privando só porque outras pessoas não têm as mesmas condições que eu tenho.
O problema é pagar R$50 para comer? Então não paga. Assim como também não paga mais de R$100 por um bom livro importado, ou R$500 por uma viagem para Buenos Aires ou R$1200 por um iPod.
Eu vou continuar pagando se estas coisas me derem prazer. Culto ao eu? Pode ser. Mas como ninguém leva nada da vida, vou ser hedonista (no sentido clássico) enquanto puder.
Comentado em 22.Mar.2007
Carla
Sim, meu bem:
O poder Judiciário é independente do Executivo e do Legislativo, ou pelo menos deveria. A educação, a saúde e a segurança são subordinadas ao Executivo, que convencionamos chamar de Estado, apesar de ser melhor chamar de Estado a soma de tudo isso.
Concordo com o Marcus mas sem o sarcasmo dele: não adianta nada privar-se de coisas e fazer protestinhos com roupinhas brancas/vermelhas. Quando se faz um boicote a uma multinacional, é um trabalhador chão-de-fábrica que vai pra rua passar fome, o que é totalmente contraproducente, em minha opinião. Não gosto que os outros passem fome, mas só se eu gastar bem o meu dinheiro darei emprego a outras pessoas. Ou seja: se eu comer em um restaurante caro estarei pagando um chef, um garçon, um monte de gente que depende desse dinheiro e que passaria fome se não tivesse esse emprego.
Assim funciona o capitalismo, e isso é bom.
Comentado em 22.Mar.2007
zecafona
Obviamente, concordo que não faz sentido ficar se privando das coisas. Dinheiro foi feito pra gastar, não? Tendo condições, vou viajar, vou comprar algo que eu goste, etc… O consumo em si não é algo ruim, o ruim é ser escravo disso. Sobre aquelas pessoas que estão na rua, tudo bem que muita coisa pode ser feita por elas, mas tbm entendo que muitos estão ali porque querem. Quando eu era criança via meninos de rua que hoje estão muito bem vestidos, provavelmente com um emprego bom. Por quê? Porque batalharam por isso, acreditaram em alguma coisa. Não defendo a esmola, muito pelo contrário, isso incentiva a desigualdade. Também não compro balas de criancinhas, isso incentiva o trabalho infantil, e aí por diante..
Já quanto ao protesto, sou a favor sim, pois é a melhor maneira de se dizer que alguma coisa está errada e que devam ser tomadas providências logo. Protestos com sentido. Se o Brasil é o que é hoje, em parte é por causa da falta de protestos, ou seja, do conformismo do povo… Isso acarreta em todos esses problemas que o pessoal já expôs aqui. O pessoal sabe que todos não saem ilesos de um protesto, seja qual for a natureza, e, embora raro, estes são capazes de combater a desigualdade. Vide a ditadura militar por exemplo. Quando o povo realmente quer, tem um ideal pela qual possa lutar, o povo alcança seus objetivos.
Se o Brasil inteiro saísse hoje nas ruas reivindicando seus direitos à saúde, educação e segurança, com certeza esses problemas seriam resolvidos rapidinho. Mas como não sai, tudo só piora. Não é uma votação que vai resolver isso tudo.
Falta é consciência. Infelizmente, devem haver restaurantes caros, mansões e essas coisas, pois tem cada vez mais gente nesse mundo e essa gente precisa trabalhar. Porém por que existem essas coisas caras? Por causa da desigualdade. Se fosse resolvido o problema da distribuição de renda, provavelmente estes estabelecimentos caríssimos deixassem de existir, mas também não ia mais ter o cara a pedir esmolas pro Dr. em sua Mercedes.
Comentado em 22.Mar.2007
marcus
Quanta bobagem! Quer dizer que se a renda mais melhor distribuída, diamantes seriam mais baratos, trufas seriam mais baratas e os ternos do Christian Dior custariam menos? Não viaja!
Quando tu compras um diamante, tu não estás somente comprando um pedaço de carbono que foi mantido sob alta temperatura e pressão. Tu estás comprando um material muito raro que foi trabalhado por um artista para se transformar numa jóia, muitas vezes única.
Quando tu vais num restaurante comer trufas, tu estás consumindo um dos fungos mais raros do mundo, e melhorar a distribuição de renda não vai fazer eles crescerem em maior quantidade. E um restaurante caro não é mantido por uma cozinheira que aprendeu a cozinhar com a mãe e a vó em casa. É mantido por alguém que estudou, viajou e que é capaz de preparar um cardápio novo a cada ano.
Uma roupa do Dior não é só um pedaço de pano cortado: é algo que foi pensado, desenhado e produzido de forma a ter excelente caimento, durabilidade etc. Não é uma roupa da Renner ou da C&A. É algo muito mais imponente, mais altivo.
Só porque vai ter mais gente comprando não quer dizer que estas coisas vão se tornar mais baratas. Há um mundo que vive do luxo e ele sempre existirá, não importa a distribuição de renda que houver.
E a propósito, meu tom não é pejorativo (que piora; que agrava; diz-se do vocábulo que adquiriu um sentido torpe ou desagradável; que dá a ideia de mal; depreciativo; aviltante). No máximo, arrogante ou sarcástico, como disse a Carla.
Comentado em 22.Mar.2007
éver
ai ai… quando vi o ZECA comentando aqui pensei: iiiii… vai dar merda e diversão! Até que não deu tanta craca assim e embora a discussão esteja um pouco boboca a diversão está garantida.
Continuem, continuem ! Vou pegar pipocas e já volto !
CADÊ MEU SEIS? E O GIAN, POR ONDE ANDA NESTAS HORAS ?
Comentado em 23.Mar.2007
As Inúteis do colégio
Do que vocês estão falando mesmo? Podiam ser mais úteis e falar detalhadamente sobre a economia da Escandinávia, porque já não sabemos se o assunto é: comida, universidade ou capitalismo/socialismo. E nozes temos um trabalho pra fazer seria mais legal ´copiar e tal x) bandinerd!
Comentado em 29.Ago.2008