O texto a seguir foi escrito pela Ana, do Olhômetro, inaugurando a série de posts de autores convidados aqui no blog. Caso tu queira ter um post teu publicado aqui, manda uma proposta pelo meu formulário de contato e eu verei o que posso fazer.
O mais provável é que eu sequer te responda.
Manja aquele filme chamado Constantine, que foi inspirada em uma HQ chama Hellblazer? Eu não li a HQ, mas sei que no final do filme [spoiler] John descobre que Deus e o diabo estão apostando pela alma dele [/spoiler]. É algo bem cruel de se pensar de um Deus todo-misericordioso, não é?
Parece uma grande heresia. Mas a Bíblia contém uma situação que mostra claramente Deus e o capeta apostando a condenação (ou não) de uma pobre alma ao fogo eterno.
Num tempo muito, muito antigo, existia esse cara chamado Jó, que era super-temente ao Senhor e tinha uma vida super-próspera. Num dia desses, eis que se aproxima o capeta e sussurra: ‘ei, Deus. Esse cara cara aí só gosta de você porque ela tem um puta vidão. Fode com ele pra’cê ver.’
E Deus achou que era bom. Digo, boa. A idéia. E deixou que o diabo acabasse com a vida de Jó. O capeta fez o que sabe fazer: matou mulher e filhos, tirou abrigo, comida, lhe deu úlceras terríveis – essas coisa caótica. Mas Jó era um servo fiel. E nunca blasfemou contra o Senhor, mesmo nas adversidades.
Então Deus viu que era bom. Que o Jó era bom, digo. Ou o diabo se encheu e percebeu que essa ele tinha perdido. Então Deus devolveu as paradas para ele – com algumas adaptações necessárias devido as condições, tipo, a mulher e os filhos não dava para ressuscitar, que isso já era demais. Mas ele lhe deu outra mulher e outros filhos. Trouxe o toda a riqueza de volta e inclusive deu longa vida a Jó, que viveu mais 140 anos - Livro de Jó.
Ou seja – Deus é um cara que discute com o diabo a respeito de mesquinharias, paga para ver destruindo a vida de um homem e ainda faz isso tudo sem nenhuma motivação aparente, já que é onisciente e sabia antes de começar que Jó seria fiel até o fim.
Faz o até Deus de Constantine parecer camarada. Se esses são os valores morais do nosso Deus, então a gente tá fudido.
*Eu escrevo Deus em letra maiúscula porque é assim que identifico esse Deus louco, cruel, do velho testamento, em que eu definitivamente não acredito. E aqui o D não é maiúsculo por causa da grandeza do cara, e sim pela megalomania.


R_the_alien
Confesso que nunca tive muita paciência para ler a bíblia, quando era menor pedi uma emprestada por achar que seria interessante a parte do apocalipse, acabei ganhando uma de presente, mas nem consegui ler.
Diante dos ultimos posts publicados aqui, fiquei curioso sobre o trechos citados. Vou começar a leitura novamente.
Primeira vez que comento em algum texto desde que passei a ler o blog no inicio dessa semana e gostaria de dar os parabéns pelos textos incluido também os que não são seus como o atual.
Comentado em 29.Ago.2008
robson
Grande post Ana!!! Putz, eu ia parar de ler o texto na metade, depois de ler deus com D maiusculo, para vir reclamar aqui nos comentários, mas com essa sua explicação, ei de mudar minha escrita também!
Comentado em 29.Ago.2008
M.K.
Um post muito bom. Complicado pensar que estamos todos a mercê de um ser onisciente que nunca iremos entender.
(E o páragrafo inicial não me anima nem um pouco a escrever para tentar um post aqui…)
Comentado em 29.Ago.2008
sil
Comecei a ler teu blog agora e me surgiu uma duvida. Fostes criada com familia evangelica/catolica? Pergunto isso, pq eu fui criada em ” lar evangelico” e isso sequela muito a gente. Principalmente porque vemos como a coisa funciona e como a fabrica de sonhos vai manipulando as pessoas. Toda vida quando vou falar de qualquer coisa, causo a maior decpção na familia.
Comentado em 29.Ago.2008
marcus
@sil
Fui criadO em uma familia catolica, estudei em igreja catolica e desisti da primeira comunhao.
Comentado em 29.Ago.2008
trixie
eu ainda mantenho o que disse:
pre
con
cei
to.
não tenho mais tempo para ficar debatendo tudo que discordo, outras coisas a fazer e tal, e também não vou ficar pregando minhas ideias como vocês fazem. tudo o que sugiro é um pouco de respeito, que só nasce do conhecimento (disse Hitler).
Comentado em 29.Ago.2008
éver
.
Por incrível que pareça eu fiz parte de um grupo de estudo sobre o Livro do Apocalípse… Claro que achei uma grande frecurada tudo aquilo mas me diverti horrores.
E não vejo motivo nenhum pra respeitar a responsável pelas maiores faltas de respeito históricas.
Como diria um dos irmãos Marx ( se não me engano) : “todo mundo precisa crer em alguma coisa. Creio que vou tomar uma cerveja”.
.
Comentado em 29.Ago.2008
éver
TRIXIE:
——
só agora li um comentário teu no post anterior. concordo com algumas coisas mas acho que a obviedade da questão abordada pelo Marcus Kituti nao a torna dispensável. Como disse o André Gide: “todas as coisas já foram ditas, mas como ninguém escuta é preciso sempre recomeçar”.
eu tento centrar minha existência na base da tolerância mas neste caso acho que não vale.
os próprios Judeus vivem tentando lembrar todo mundo como eles são coitados e massacrados. E a justificativa mais comum é de que isso precisa ser sempre relembrado.
é preciso relembrar que foi entre os Judeus que nasceu a maior “balela” de todos os tempos.
a resposta está além dos deuses? Não sei. Tampouco sei se ela existe.
Só sei que não estou aqui pra buscá-la.
Comentado em 29.Ago.2008
Ana
Trixie, eu tenho respeito por PESSOAS (que se dêem ao respeito), e nunca por dogmas infundados. Pessoas que creiam nesses dogmas simplesmente, sem invadir a liberdade individual alheia, obviamente o terão, pois sou educada e sei seprar as coisas. Tenho amigos religiosos. Mas os dogmas eu não tenho obrigação de respeitar, especialmente dogmas tão infundados.
Sil, cresci em família espiritualizada, e não religiosa. Meus pais nunca me orbigaram a fazer catequese, mas acabei estudando em colégio católico e sempre li a Bíblia por conta disso. Aos 11 anos já sabioa que não acreditava em Deus, pelo menos não do jeito que as pessoas dizem que ele é.
A principal questão aqui não é, para mim, a existência do Deus católico como a Bíbliba prega, porque isso eu tenho certeza que não existe e ponto. A questão aqui é a Bíbliba como ‘manual de vida’. A Bíblia é uma colcha de retalhos de fatos e e de mentiras. Separar é dificil, então prefiro não acreditar em nada lá que justifique qualquer maldade. Essa história de Jó, pra mim, é maldade pura.
Abs
Comentado em 29.Ago.2008
Jovas
@trixie
Vamo lá. Eu agora me pergunto como uma pessoa usa o recurso de uma frase dita pelo HITLER, sendo que nessa frase o filho da puta fala sobre RESPEITO. HITLER FALANDO sobre RESPEITO e alguém ainda USA essa frase. Pois é.
– Judeu, vou te matar porque acho que você é inferior, porém, te respeito, irmão.
EU RI.
Comentado em 29.Ago.2008
Philipe DuLac
Jovas, o lance sobre Hitler a Trixie comentou nos comentários do post anterior. Faz sentido dentro do contexto que viemos discutindo.
Eu ainda acho que o Antigo Testamento é desprezível quando se estuda o Cristianismo. É a mitologia dos Judeus, não o que era pregado por Cristo.
Todo mundo sabe que a bíblia foi montada desse jeito por Constantino e levemente reorganizada ao longo da Idade Média.
Eu gostaria de ver alguma crítica bem feita sobre o novo testamento. Será que sai alguma nessa série de posts de autores convidados?
Eu mesmo pensei em fazer. Mas, claro, expondo os motivos que me fazem discordar do cristianismo, porém sem desrespeitar ou subestimar a inteligencia daqueles que nele acreditam.
Mas além da chance do texto não aparecer, eu to com uma preguiça enorme. :P
Comentado em 29.Ago.2008
Fabrício
Não tenho opinião formada sobre o assunto. Só vim dizer que dia 14 tem Owen Pallet do Arcade Fire em porto. E novembro Kaiser Chiefs. Tô melhor que tu nos US&A!
Comentado em 29.Ago.2008
trixie
ai, será que foi o comentário ou eu perdi TUDO?
Comentado em 30.Ago.2008
trixie
perdi, é, enfim. vamos lá de novo, pelo menos tenho tudo fresco na cabeça.
Ana, não vejo grande diferença entre desrespeitar os dogmas e a própria pessoa, porque eles viram um meio de vida. não estou dizendo que não se deve criticar ou apontar falhas, pelo contrário, mas acho que o mínimo que se deve é a imparcialidade. você nesse post insinua que quem tem uma visão diferente do cristianismo é porque simplesmente não pensou bem no assunto, como anda fazendo o marcus; tendo amigos religiosos ou não. por exemplo, eu me sentiria desrespeitada se o marcus resolvesse começar uma série de posts no intuito de provar que Arte é balela, picaretagem, coisa de boêmios, que não tem valor se for vinculada à religião. é o que eu estudo, é o que eu amo, e acaba virando uma maneira de viver (a fruição estética tem o mesmo poder de elevação da realidade terrena representativa como qualquer religião).
aos 11 também já sabia que não acreditava em Deus, e fui atéia até os dezesseis, quando me descobri agnóstica. disse aqui há um tempo que mesmo de criança não via diferença entre os contos de fadas que lia e as historinhas da Bíblia. eram fantásticas e cruéis na mesma.
tenho um postzinho malvado como os que vocês andam escrevendo, veja lá:
http://lula-gigante.blogspot.com/2007/06/no-sex-at-casar.html
mas, note-se bem, eu critico as atitudes e falta de reflexão das pessoas, e não o cristianismo em si. ainda me considero muito desinformada para fazer uma contestação a sério, que não seja superficialista fragmentária (o que por acaso anda muito em voga nos dias de hoje. a pessoa lê isso e aquilo no Wikipédia e já vem fazer afirmações com a autoridade de um estudioso).
éver, acho injusto falar isso dos judeus. para os que não sabem, eu vivo numa família judaica. às vezes vamos à sinagoga, comemoramos o Pessach e deixamos a porta aberta para o profeta, temos a mezuzah na porta, mesmo eu e minha tia sendo goium. eles nos aceitam em seus rituais, e, por outro lado, nós sabemos apreciar o valor que eles têm dentro da cultura judaica. os judeus foram massacrados e perseguidos desde sempre e alguns de fato se aproveitam disso, mas não são todos os que agem assim.
não acho que relembrar todas as merdas que causaram a religião seja motivo para intolerância. se fosse assim, a cultura americana de ódio ao Islam seria totalmente coerente. é uma tendência das pessoas, inegavelmente, vejam só as nossas piadas de português que ainda denotam síndrome de colônia. pra mim, esse tipo de pensamento é que aumenta a falta de respeito e ignorância entre as culturas, o que acaba por gerar um abismo intransponível.
do Qu’ran: “oh gente!, Nós vos criamos a partir de varão e fêmea: constituímo-vos em raças e tribos para que vos conheçais um ao outro. o mais nobre de vós, diante de Deus, é o mais piedoso.” (49:13)
Comentado em 30.Ago.2008
marcus rebouças
ola senhores ,o que me preoculpa ,e que fieis,apos ,estudos biblicos profundos e aumentando seus conhecimentos ,mudao de postura, sera que encontraram a luz , ou se libertaram.,acredito que o conhecimento e um patrimonio da humanidade e deve ter acesso facil a todos os povos e nao os formadores de opiniao.
Comentado em 30.Ago.2008
trixie
ocorreu-me agora que o meu incômodo com isso tudo não é nem pelo fato de vocês tirarem sarro, usarem uma linguagem deliberadamente chula e sarcástica para diminuir a importância que as pessoas dão ao cristianismo; se fosse feito somente com esse intuito, humor ácido, tudo certo. mas a partir do momento em que vocês se propõem a fazer uma crítica a sério, tenham postura para mantê-la, com a dignidade que merece um pequeno estudo, seja o tema que for. o que quero dizer é, textos afetados não são lá muito relevantes como contribuição crítica, apesar de divertidos. adjetivar Deus de megalomaníaco e dizer que só escreve o nome Dele com maiúscula por isso, por exemplo, já é tirar boa parte da credibilidade dos seus argumentos, Ana.
desculpem aí se estou sendo pedante.
(aí vira o marcus pra mim e diz - a Tina encarnou em você, tá começando a levar a internet a sério também, vai ficar maluca.)
Comentado em 31.Ago.2008
Ana
Oi, Trixie!
Acho que o fato de ser um blog humorístico e polêmico é um dos motivos pelo qual o Marcus (e eu, nesse caso) buscamos uma linguagem engraçada.
Se você me conhecer, vai ver que eu sou mto mais tranquila qto a isso do que aparento nesse post. E ao contrário do que possa parecer, não sou atéia. Mas a questão aqui é que eu me dou o direito de tirar sarro de uma passagem que eu acho absurda dentro da bíblia. A bíblia é um livro cheio de coisas legais e com coisas terríveis tbm, justamente porque é essa colcha de retalhos, de textos escritos por várias pessoas de várias épocas, com relatos factuais, metáforas e ficção. Então, qdo tiro sarro da passagem de Jó, quero mostrar que é necessário discernimento para escolher dentro do livro o que deve ser seguido e o que não deve. E esse discernimento não vem do próprio livro, ou seja, só quero provar que a moral não vem da Bíblia.
Vc falou em ‘desrespeito’, mas a ‘intocabilidade’ da religião é uma coisa besta, se vc for parar pra pensar. Religião é uma crença como qualquer outra; porque é desrespeito você dizer a alguem (de maneira civilizada, óbvio, sem agressão) que vc acredita que o que ela acredita não existe? Essa é sua crença. E se a pessoa realmente acredita, isso não deve ofendê-la.
Enfim, o assunto vai longe… mas se quiser conversar mais, deixa seu msn aqui ou no meu blog ou coisa assim.
Bj
Comentado em 31.Ago.2008
éver
Eu juro que lembrei da TINA ! :P
Comentado em 1.Set.2008
trixie
é, acabei exagerando, eu mesma fiquei assustada quando vi onde minha atitude tava me levando. hahaha. juro que não quero ser a Tina! andei meio dantesca ultimamente.
Ana, você tem razão. eu ando tão fechada dentro dos meus estudos (envolvendo religião também) que esperava encontrar outro tipo de discussão do tema. há tanto o que se dizer…!, por que escolher uma abordagem negativa? olhando em retrospecto, essa magnetude toda das religiões sempre me atingiu, antes de maneira adversa, mas num crescendo de certa fascinação - como é que pode algo arrebanhar tanta gente assim? como pode ser tão poderoso? acho que há um tempo deixei de me preocupar em tirar sarro para entender um pouco mais sobre qual o papel da religião na mentalidade humana.
foi um bocado estúpido eu ter levado tão a sério, o blog do marcus sempre foi escrachado e gosto dele por isso mesmo, mas acho que vocês também entenderam o que quero dizer. claro, vocês jamais escreveriam assim numa situação mais séria. também acho besteira a intocabilidade da religião, é só mais uma das criações humanas. confesso que não ficou muito claro que o seu objetivo era o discernimento do que seguir ou não; só depois que você mencionou no primeiro comentário. o que me pareceu foi que, como o marcus, você usava o exemplo de Jó para mostrar como a Bíblia não deve ser levada em consideração nas questões morais. não quis dizer que o questionamento civilizado é falta de respeito, é uma discussão filosófica como qualquer outra, mas aí é que está - o linguajar de vocês aqui seria de fato considerado ofensivo. conhecendo o marcus, esse é mesmo o objetivo dele, até tou surpresa que não apareceram aqui salsinhas pra falar que ele vai arder no mármore do inferno. ele deve estar desapontado.
se quiser conversar: blutsauger3@hotmail.com
beijo
Comentado em 1.Set.2008
Religião para quê? | Eu Odeio Isso Aqui | ato ou efeito
[...] Deus e o Diabo apostando a vida de Jó [...]
Comentado em 23.Set.2008