DCE é tudo igual

5.Jun.2007 @ 10:45 pm
Arquivado em Faculdade, Opinião

Da Nova Corja:

Uma rápida passagem pela reitoria da UFRGS, agora há pouco, me permitiu confirmar todos os clichês que eu já imaginava a respeito desta ocupação, que ocorreu hoje de manhã. O movimento não reúne mais do que duas dezenas de estudantes, em sua maioria meus colegas da faculdade Ciências Sociais. Nessas horas lembro nitidamente porque não me animo a destrancar a matrícula: o mesmo cara que estava lá pregando um cartaz “contra a reforma universitária” era aquele que interrompia a aula, faltando ainda meia hora para o fim, convocando os colegas a participar de uma “mobilização pela universidadepúblicagratuitaedequalidade”. As aulas, bem, estas podiam sempre esperar. E os professores achavam ótimo quando os alunos preferiam sair para uma “mobilização pela universidadepúblicagratuitaedequalidade” e eles podiam sair mais cedo.

Embora não seja representativa da maioria dos estudantes da universidade – depois do governo Lula, estas mobilizações não encontram apoio integral nem mesmo entre estudantes de Ciências Sociais –, acho a manifestação válida, como todas, em uma democracia. A única pulga atrás da orelha que tenho com relação a este grupo de estudantes – e seus apoiadores, como os sindicalistas do funcionalismo público, PSOL e PSTU – é saber que transformações são essas que eles pretendem para o país, considerando que, nos últimos anos, optaram por se posicionar sistematicamente contra a reforma da previdência, contra a reforma trabalhista, contra a reforma sindical e, agora, contra a reforma universitária – constituindo uma força conservadora como poucas já vistas na história do Brasil. E estamos falando de reformas básicas, que já foram feitas – com êxito – por todos os países desenvolvidos. Suponho que, no mínimo, eles tenham uma idéia melhor. Prefiro não crer que o objetivo seja, unicamente, defender seus próprios interesses.

Tem algumas coisas que eu acho interessantes nestes movimentos estudantis contemporâneos:

  1. Nunca se vê nestas manifestações um estudante de exatas, Direito ou Medicina. É sempre gente da FABICO ou Ciências Sociais. Como diz o ditado, mente vazia, oficina do Diabo.
  2. Acreditar em manifestações feitas por pessoas que fazem parte de (ou são apoiadas por) um partido chamado PSOL (Partido Socialismo e Liberdade, uma contradição em termos, pelo menos no planeta Terra) é idiotice.
  3. Aposto que metade dos cabeças do movimento, aqueles que não querem isso, não querem aquilo, não querem aquele outro, entraram na UFRGS em 1995. E ainda não se formaram.
  4. Che Guevara, ídolo destas multidões, não fez nada que prestasse na vida. Seu maior feito foi uma orgia em Cuba: desde 1959, o povo da ilha está todo fodido.

Deve ser meu senso prático, que sempre me disse que é melhor trabalhar e estudar do que reclamar da vida, ou quem sabe a idade chegando. Eu só sei que não tenho mais saco para estes movimentozinhos imbecis.

Nunca tive, na realidade.

GooglePrimeira visita ao blog? Gostou do que leu? Então que tal receber as novidades que eu for publicando por no blog, no maior conforto? Para isto, basta assinar o feed ou as atualizações por email. Caso queira ler outros textos interessantes, comece pelos posts relacionados a este aqui ou pelos melhores posts já publicados. Afinal, 545 pessoas não podem estar erradas. Pelo menos, não todas elas ao mesmo tempo.

17 Comentários

  1. Gian

    Não discordo do repúdio aos pseudo movimentos estudantis; mas socialismo e liberdade não são, de forma alguma, contraditórios. Há de se pensar em o que é socialismo antes de dizer isso… e de se lembrar que o mesmo nunca existiu como sistema político.

    Além de que, acho que deve-se um pouco mais de respeito a Che Guevara. Mesmo que hoje eu discorde das posições políticas dele, o cara sempre fez o que achava ser certo. E fez com um tipo de “paixão” (ou, até mesmo, compaixão) que, se fosse mais comum nas pessoas, poderia incitar melhores perspectivas a todos.

    Comentado em 5.Jun.2007

  2. Éver

    COMO QUE É , Ô PALHAÇO !!! Tu vais ficar apagando meus comentários ? Não te esquece que eu vi os fontes deste teu BLOG, hein ?

    De resto concordo contigo. Por mim, enfiavam as bandeirinhas todas no excelentíssimo rabo.

    BOB MARLEY e CHE GUEVARA de cu é rola !!! Tudo desculpa pra estourar uns bagulhitos por aí.

    O que a gente precisa neste País é de coragem, responsabilidade e vergonha na cara !

    Tá… e um bom estoque de pinga !!

    Comentado em 6.Jun.2007

  3. Éver

    GIAN, o MARCUS Valério e todos os outros chinelões envolvidos em escândalos fizeram o que acharam certo e, certamente, com muita paixão ! Devemos fazer camisetas com a cara deles também ?

    Comentado em 6.Jun.2007

  4. marcus

    Hitler também fez o que achava certo e nem por isso é admirado. Eu discordo das posições políticas dele, mas não acho que o mundo seria um lugar melhor sem judeus.

    Comentado em 6.Jun.2007

  5. marcus

    Como assim, meus comentários? Foi só um, que reclamava daquele plugin de atualizações por email.

    Bah Éver, genial. Fazer uma camiseta com o Zuleido sentado como um budista e escrito embaixo “Neste Gautama eu acredito”.

    Comentado em 6.Jun.2007

  6. Carla

    marcus, seu direitinha! lendo a nova corja, hein? : P

    Concordo contigo. Hitler fez o que achava certo, Stálin fez o que achava certo… somando mortos, dá um número igual pra esquerda e pra direita.

    Por isso eu fico no centro: cada um que se vire e o estado que se exploda (sozinho).

    Dá a dica da tua camiseta lá na cove (insanus.org/cove/), vai ser sucesso ;D

    Comentado em 6.Jun.2007

  7. Carla

    e tira esses emoticons, meu dois-pontos-pê fica com uma cara horrível.

    Comentado em 6.Jun.2007

  8. trixie

    olha, minha faculdade tá em greve, eu tou achando uma merda e não quero falar sobre isso. as assembléias todas (no horário de aulas) já me fartaram. inclusive, hoje, assembléia geral usp-unesp-unicamp, vê se estou lá. eu só quero ir às manifestações para ficar por último andando de boa, fumando um cigarro e tirando fotos.
    e mentchira, não são só pessoas humanas e baderneiras que participam; a reitoria da usp tá até cuspindo pessoas exatas. no meu campus, ao menos, os únicos realmente engajados são os melhores estudantes (e com isso quero dizer - gente que chega na hora, é responsável, etc, virtudes que eu estou longe de ter). sabe, algo que acontece muito lá são calouros incitados por professores/gente de dentro pra isso, com outras intenções… e eles se apaixonam pela revolução. acham sinceramente que vão mudar o país.

    Comentado em 6.Jun.2007

  9. Gian

    Ok, não gastarei meus caracteres contestando opiniões formadas.

    Comentado em 6.Jun.2007

  10. Carla

    Gian: assim como nós também sabemos que a tua opinião é formada e por mais que gritemos e mostremos provas, ela não mudará, certo?

    Se serve de consolo, eu já fui esquerdinha também. Hoje passou, encontrei Jesus. ;P

    Comentado em 6.Jun.2007

  11. Gabriela

    O que você tem contra as Sociais Aplicadas? : P hehe

    Bom, eu tbm tenho algo contra os rebeldes sem causa… Se for para protestar, que se proteste por algo concreto, e diante das pessoas competentes para fazer algo para mudar a situação. E ao menos aqui pelo “interior”, o pessoal do Direito também tem ‘mente vazia’.

    Aliás, aproveitando a deixa…
    Carla: vamos criar um “movimento estudantil organizado” contra o emoticon do dois pontos pê aqui do blog? : P

    Comentado em 7.Jun.2007

  12. Gian

    Carla: eu não sou “esquerdinha”. Até porque faz tempo que não existe mais “direita” ou “esquerda” política.

    Assim como “defendi” o socialismo e Che Guevara alguns posts acima, há não muitos dias atrás rebati acusações de liberalismo desmedido feitas acerca do FHC.

    Só acho que, quando falando de coisas realmente sérias, é bom se ter conhecimento, respeito, argumentação sensata e imparcialidade; não se deixando ser passional ou levar por convenções gritadas por aí.

    Comentado em 7.Jun.2007

  13. Carla

    Claro, o FHC é de esquerda! Acusá-lo de liberal é insanidade, fizeste bem em rebater as acusações, Gian. Conhecimento eu tenho, respeito não muito. Acho que não preciso de seriedade pra falar de política num blog, nem no meu nem nos comentários que faço em outros blogs. Eles vivem a rir da nossa cara, porque levar os políticos a sério?

    Além disso, não consigo levar a sério quem defende o socialismo. Infelizmente, sempre acho que estão brincando. Como alguém que defende o nazismo, eu simplesmente não consigo levar a sério. Não estou dizendo que são iguais, estou dizendo que a minha reação a quem defende as duas ditaduras é igual. Não consigo conceber que alguém ache bonito cercear a liberdade e acabo fazendo graça. As pessoas não podem estar falando sério sobre submeter a sua vontade livremente assim… Por incrível e bizarrio que me pareça, não só estão falando sério como querem que eu faça o mesmo.

    A imparcialidade não existe. Tudo tem ideologia, todo mundo procura defender o seu espaço, sua glória e seus princípios. Uns são mais hipócritas que outros e escondem isso. Eu sou sempre passional quando o assunto é política, futebol e biblioteconomia. Tenho meu lado e não abro mão dele. Na política porque já passei por todos os “lados”, porque li e estudei a respeito. Minahs opiniões são fundamentadas, mas acho pedantismo citar Popper e Hayek num blog. Sou gremista de coração e não há fundamento nem lógica pra isso. minahs opiniões biblioteconômicas não importam muito, mas sou conservadora em algumas questões e sempre desejo facilitar a vida dos usuários.
    Música e literatura eu discuto com um pouco menos de paixão, mas nem sempre. Acho que respondi a tudo.

    Enfim, Gabriela, quando começamos a nossa movimentação? Vai ter greve, passeata, cartaz em papel de pão…? Enquanto a greve não funciona, companheira, eu vou de ponto-e-vírgula ;P

    Marcus, agora vi que o FABICO era uma tentativa de ofensa. Não se preocupe, não me identifico com os colegas e com a instituição, hehe.

    Comentado em 7.Jun.2007

  14. Gian

    É… o FHC é de esquerda…

    … o Lula também, né?!

    E o socialismo é uma ditadura…

    … ainda bem que você conhece…

    Comentado em 7.Jun.2007

  15. Carla

    ué, o marx não falava em ditadura do proletariado? cuba é uma democracia? a china, então? a rússia? pois é. mataram tantos ou mais que os igualmente malditos fascistas. tudo o que fazem em nome de “todos” sem consultar a todos é uma ditadura.

    quer coisa mais de esquerda que o assistencialismo e paternalismo do Lula e do FHC com seus bolsa família, bolsa isso, bolsa daquilo? Ao invés de ensinar a pescar, a esquerda vive de dar o peixinho.

    querem um outro mundo com todos iguais… felizmente somos todos diferentes: pretos, bixas, putas, caras com camisa do che e brancos, heteros, donas-de-casa. todos devem ter o direito de existir, não só as minorias ditas excluídas.

    acho que não sou bem eu quem desconhece…

    enfim, não vou mais discutir política no blog do marcus, capaz dele ficar zangado. ;P

    Comentado em 7.Jun.2007

  16. mari

    Mas o FHC até onde eu sei só fez o bolsa escola (que não é assistencialista, no sentido de forçar as crianças a irem na escola e ali sim aprenderem a “pescar”). Bolsa família é coisa apenas do Lula. Além disso o FHC era bastante liberal. Logo, se fosse pra classificar em direita ou esquerda ele seria bem mais direita.

    Anyway, minhas afirmações devem ser facilmente refutáveis uma vez que meus conhecimentos políticos não são dos maiores mesmo.

    Comentado em 8.Jun.2007

  17. Carla

    Mari, o FHC pode ser classificado como qualquer coisa.
    No Brasil, como centrista. Em Cuba e na China, de extrema-direita. Na Inglaterra e nos EUA, esquerda.

    Eu considero ele um esquerdista: dois bancos nacionais estatais e nenhum privatizado, por exemplo. Enfim, cada um tem seus motivos pra colocá-lo na esquerda ou na direita, depende do referencial. Uns porque ele privatizou demais e outros porque privatizou de menos, pra continuar no mesmo exemplo ;P

    O Bolsa Escola até pode incentivar as crianças a irem a escola, mas incentiva também os pais a fazerem mais filhos e a ficarem mais dependentes do Estado.

    Eu concordo contigo quando tu dizes que ele está mais a direita que o Lula, mas na minha opinião isso não é nada difícil ;P

    E pra quem diz que

    meus conhecimentos políticos não são dos maiores

    tu argumentas muito bem! (10×0 no Gian, por exemplo ;p)

    Comentado em 8.Jun.2007

Deixe seu Comentário: