Análise dos três dilemas morais

22.Ago.2008 @ 9:56 am
Arquivado em Opinião

No post anterior, Três dilemas morais, propus três situações hipotéticas que nos fazem pensar a respeito da nossa própria moralidade.

Como prometi, vou dizer agora o que eu faria em cada uma das situações.

Eu, simplesmente, não interferiria em nenhuma delas. Deixaria os acontecimentos seguirem seu curso natural.

Claro que nem todos pensam como eu. Mas, de fato, as respostas de vocês não me surpreenderam. Na verdade, eu só esperava que mais pessoas pensassem como Motta, Hamilton e gustavo, escolhendo matar a pessoa do primeiro dilema, mas evitando interferir no segundo e terceiro.

Por que pensei isto? Porque, segundo Kant (joga no Google), é normal que pensemos em preservar nossa espécie, desde que não utilizemos, para isto, outro ser humano como apenas como meio. Segundo ele, sacrificar alguém, utilizando dela como instrumento para salvar a vida de outra(s) pessoa(s), é um absoluto moral. Todos os homens deveriam, em tese, não aceitar o uso de outro homem como meio direto para obter alguma vantagem.

Percebam que no primeiro dilema, o homem não é utilizado diretamente como meio para salvar as outras pessoas, enquanto no segundo e terceiro, sim.

O interessante é notar que esta nossa noção de moralidade (ou do que é certo ou errado) não vem da sociedade ou da Bíblia. Ao que tudo indica, está fixada ainda mais fundo. Parece que todo ser humano, não importando de onde ele venha, teria uma decisão semelhante.

O que nos leva a concluir isto é um estudo conduzido por Marc Hauser, biólogo de Harvard. Segundo um estudo conduzido por ele, a tribo Kuna, formada por índios panamenhos que praticamente não têm contato com outros seres humanos, reage da mesma maneira que a nossa civilização cristã-judaico ocidental a estes mesmos problemas.

Desde que adaptados à sua realidade, é claro. Não podemos falar de trens com eles, mas as mesmas perguntas, reformuladas com canoas e crocodilos, produzem resultados semelhantes.

A pequena experiência que conduzi nestes dois últimos posts, junto com a pesquisa do Hauser, me ajuda a levantar a pergunta que eu queria formular desde o início: precisamos da Bíblia para sermos bons?

Ou ainda: será que a nossa moralidade vem do “livro de Deus”? Será que a nossa noção de certo e errado vem, realmente, a Igreja e de seus ensinamentos? Ou nós humanos, enquanto espécie, evoluímos de forma a nos comportar deste jeito?

O fato de vocês, brasileiros jovens com acesso à internet, pensarem da mesma maneira que uma tribo indígena perdida no meio da América Central é um bom indício disto.

No próximo post, vou dar mais evidências que indicam que não, a Bíblia não é a nossa fonte de moral. No máximo, ela é um excelente antro de imoralidade explícita.


Interessante mesmo foi a discussão entre o Jovas e o Alexandre, assim como a do Hamilton com o Galzu no post A religião é apenas um apanhado de parábolas? Está sendo muito interessante mobilizar vocês e ver o que passa em suas cabeças.

GooglePrimeira visita ao blog? Gostou do que leu? Então que tal receber as novidades que eu for publicando por no blog, no maior conforto? Para isto, basta assinar o feed ou as atualizações por email. Caso queira ler outros textos interessantes, comece pelos posts relacionados a este aqui ou pelos melhores posts já publicados. Afinal, 545 pessoas não podem estar erradas. Pelo menos, não todas elas ao mesmo tempo.

15 Comentários

  1. TioSolid

    Eu considero Bíblia (e religião como um todo) uma grande muleta para o mundo em geral. Quando fazemos algo certo, dizemos que foi porque Deus ensinou assim, quando acontece algo errado, ou é porque não pedimos com fé ou foi porque “ele quis assim”.

    Para mim não existe meio morto ou meio doente. Ou é ou não é. Ou você errou ou acertou. Não existe isso de “quase”, ainda mais quando se apoia tal decisão na palavra do senhor.

    Comentado em 22.Ago.2008

  2. TioSolid

    Ah, seu tema ficou muito dahora. Parabéns ;)

    Comentado em 22.Ago.2008

  3. Ana

    Hhahah, lembra que eu falei que ia fazer a série com ess etema?
    Desencanei, vc ta abordando todos os tópicos exatamente do jeito que eu pensei.
    A gente sempre faz isso né?
    Vc leu Deus: um delírio, não?

    Posso me convidar pra escrever um dos posts pra sua série? É que já tinha tantos rabiscos prontos que to com dó de desperdiçar tudo. Mas pode negar se vc quiser. Eu preciso tentar, né.

    Beijo!

    Comentado em 22.Ago.2008

  4. robson

    bacana a série de posts.. aguardando a próxima fatia, falando o que eu sempre soube.

    Comentado em 22.Ago.2008

  5. gustavo

    É, foi realmente o que eu pensei, não usar o gordo como meio para salvar os outros, mas usando palavras de forma a ser engraçado (”o gordo ia sofrer pra caralho”) =P

    Sobre o fato de muitas pessoas pessoas responderem a mesma coisa: Ah, como eu amo o Inconsciente Coletivo =D

    btw… eu gosto da bíblia, mas de uma maneira ocultista, a maneira que acha como montar um deck de tarot a partir do apocalipse e como fazer magia a partir dos salmos. É bem interessante buscar essas coisas sutis que estão escondidas na bíblia.

    cya

    Comentado em 23.Ago.2008

  6. trixie

    mas a Bíblia não tem MESMO nada a ver com isso. claro que o buraco é mais embaixo; as pessoas já enfrentavam essas questões antes de escreverem o livrinho, não é? muito mais que um manual de conduta, a Bíblia é um ensaio sobre as escolhas humanas. afinal, tudo o que está descrito lá não foi uma súbita revelação, mas sim produto de questões que cozinhavam há séculos. algumas coisas se nos tornam inerentes, resultado de estímulos e reações infinitos.
    já que todos pensamos moralmente de maneira parecida, é interessante ver como essas características humanas passam por uma releitura e transformam-se quando relacionadas a outros fatores.

    Comentado em 23.Ago.2008

  7. A Bíblia é um bom exemplo moral? | Opinião | A Grande Abobora

    [...] seja, está claro, com os exemplos dados acima e com a análise daqueles três dilemas morais, que nossa moralidade não é bíblica. Ela vem de algum lugar sim, talvez anterior a nós enquanto [...]

    Comentado em 25.Ago.2008

  8. Sobre a moral. | Já tomou seu leite hoje?! - Leite de Vaca .COM | Discursando

    [...] sobre alguns determinados eventos. Se estiver interessado, pode ler o post do qual falo tá aqui, no blog do outro [...]

    Comentado em 25.Ago.2008

  9. Carol K.

    “O interessante é notar que esta nossa noção de moralidade (ou do que é certo ou errado) não vem da sociedade ou da Bíblia. Ao que tudo indica, está fixada ainda mais fundo. Parece que todo ser humano, não importando de onde ele venha, teria uma decisão semelhante.”

    Não concordo! Moral enqto algo natural do ser humano??? Não posso concordar com isso!

    Comentado em 28.Ago.2008

  10. marcus

    @Carol K.

    Tu concorda que a experiencia do Marc Hauser com os indios kuna mostra que, pelo menos nos casos de preservacao da vida apresentados aos indios, eles tem um comportamento similar ao nosso?

    Se concorda, tens que admitir que alguns membros desta tribo, por nao terem sido ainda apresentados ‘a Biblia e aos nossos padroes de comportamento, devem ter tirado, inconscientemente, estas ideias de algum lugar. Provavelmente, este senso moral de preservacao esta’ enraizado fundo no subconsciente humano. Eu aposto que isto se deve ‘a teoria da evolucao de Darwin, e nao a alguma das religiao que porventura eles possuam.

    Se nao concorda, leia de novo. Esta’ te faltando um pouco de interpretacao de texto.

    Comentado em 28.Ago.2008

  11. marcus

    @Carol K.

    Alias, nao ha’ o que concordar ou discordar. A experiencia do Hauser mostra um fato. Nao ha’ o que se argumentar contra fatos.

    Comentado em 28.Ago.2008

  12. Carol K.

    …ainda não concordo com seu determinismo! E, agora a moral é biológica ou genética, é isso o que vc quer dizer citando Darwin???
    E fatos podem ser argumentados sim!!! Nesse caso, como todo trabalho científico, o de Hauser tem sua subjetividade…E, a leitura que vc está fazendo da religião cristã e da “moralidade”, ou a falta dela, na Biblia é anacronica!!!
    :)

    Comentado em 28.Ago.2008

  13. Religião para quê? | Opinião | A Grande Abobora

    [...] Análise dos três dilemas morais [...]

    Comentado em 5.Set.2008

  14. Cristiano

    Pode responder o que for, a grande maioria das pessoas não faria nada em nenhuma das situações em nenhuma civilização conhecida. Essas perguntas são um tipo de pesquisa totalmente idiota porque todos respondem pensando em como se espera que seja respondida uma pesquisa.

    Comentado em 5.Set.2008

  15. mery

    acredito muito em Deus, e quando vejo comentarios desse tipo, tenho mais alegria em acreditar, Só Jesus para ter misericórdia de vocês.

    Comentado em 14.Nov.2008

Deixe seu Comentário: