A Bíblia é um bom exemplo moral?

25.Ago.2008 @ 8:52 am
Arquivado em Opinião

Não, a Bíblia não é um exemplo de moral. Pessoas que dizem que baseiam seu comportamento e bons costumes na Bíblia estão mentindo.

Vou agora mostrar o porquê.

Antes, uma pergunta. Se vocês tivessem três convidados em casa, e uma multidão enfurecida chegasse à porta da tua casa e dissesse:

- Meu, manda estes caras aí para fora que a gente quer o brioco deles para nós.

Eu diria:

- Vão se catar. A casa é minha, são meus convidados e venham pegar eles aqui dentro se vocês quiserem.

Pois Ló, um dos escolhidos de Deus, não pensa assim. Vejam o que está descrito em Gênesis 19, 5-8:

E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.
Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.

Quem, em sã consciência, oferece as filhas para a sacrifício gratuitamente, em vez de honrá-las como deve ser?

Aliás, não devemos julgar apenas este ato de Ló. Ainda no mesmo capítulo, versículos 30-36, ficamos sabendo que estas garotas embebedam seu pai, para dele gerar seus filhos. É, incesto é algo permitido por Deus, pois nenhum destes personagens sofreu represálias após cometer o ato.

Mas há outra passagem que adoro e que mostra, principalmente, que Deus não é um cara lá muito paciente. Está em 2 Reis 2, 23-24:

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo!
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

Deus fez com que duas ursas matassem 42 crianças porque elas estavam chamando um cidadão careca de… calvo. Nem calúnia era.

Creio que estes dois exemplos de atitudes tomadas por personagens bíblicos que não foram repreendidas por Deus são bastante imorais para nossos padrões atuais.

Aliás, o próprio Deus não fica muito atrás. De acordo com o antigo testamento, ele promoveu grandes genocídios, dentre eles:

  1. Dilúvio: Deus não estava contente com os humanos e decidiu exterminar todos. Antes, pediu ordenou a Noé que construísse um arca onde pudesse abrigar sua família e um casal de cada tipo existente de animal. Além do fato de que deve ter sido bem complicado para Noé encontrar um casal de ursos polares no deserto (a não ser que houvesse experiências da Dharma por lá), eu penso o que os pobres animais que morreram tinham a ver com os pecados dos humanos.
  2. Sodoma e Gomorra: até hoje não se sabe se a destruição das cidades de Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela com fogo e enxofre descido dos céus de deveu às relações homossexuais de seus habitantes ou a perversidade de seus habitantes. O que se tem certeza é que Deus ficou irritado e decidiu matar todo mundo de lá. Mas justiça seja feita: os habitantes e Sodoma deveriam saber que não se pode desperdiçar o sêmen.
  3. O Massacre dos Primogênitos: como forma de castigar os egípcios pela escravidão dos hebreus, Deus mandou que seus anjos descessem à Terra e matassem todas os primogênitos das casas cuja porta não estivesse marcada com sangue de cordeiro.

Esta lista de mortes atribuídas a Deus, com 2.391.421 de óbitos, é detalhada o suficiente para deixar qualquer um que ainda não a conheça de queixo caído. Ainda mais se comparada com a lista de mortes causadas pelo Diabo, onde só constam 10.

Tsc tsc… nem as atitudes do próprio Deus, egoísta e mesquinho, são dignas de aprovação.

“Os tempos mudaram”, alguém pode dizer.

É claro que mudaram. Mas quando o próprio Deus declara que “Não matarás”, mas extermina 2.391.421 pessoas, numa época em que isso era quase a totalidade de habitantes do planeta, algo está incongruente.

Ou seja, está claro, com os exemplos dados acima e com a análise daqueles três dilemas morais, que nossa moralidade não é bíblica. Ela vem de algum lugar sim, talvez anterior a nós enquanto humanidade, mas sua origem não é religiosa.

GooglePrimeira visita ao blog? Gostou do que leu? Então que tal receber as novidades que eu for publicando por no blog, no maior conforto? Para isto, basta assinar o feed ou as atualizações por email. Caso queira ler outros textos interessantes, comece pelos posts relacionados a este aqui ou pelos melhores posts já publicados. Afinal, 545 pessoas não podem estar erradas. Pelo menos, não todas elas ao mesmo tempo.

35 Comentários

  1. Philipe DuLac

    Nunca comentei aqui, mas tem algum tempo que leio seu blog. Os posts estão de parabéns!

    Mas o que tenho notado nessa série de comentários sobre religião é que você fala do cristianismo (Mais especificamente o catolicismo, na maioria das vezes) e então conclui sobre religiões em geral. Existem milhares de religiões no mundo.

    Eu pessoalmente não tenho nenhuma, mas também não sou ateu. Acho que não é necessário se seguir um conjunto de regras e dogmas que outras pessoas estabeleceram para acreditar que há algo maior por trás do universo.

    Minha dica fica para que examine também as outras religiões, ou então mantenha-se “oficialmente” no cristianismo, na hora de concluir sobre religião em geral.

    Outro ponto interessante é notar que geralmente atacam a bíblia através do que se está escrito no Antigo Testamento. Na época em que eu tentei levar a sério o cristianismo, há uns anos atrás, eu considerava essa parte toda simplesmente “mitologia”, tão verdadeira quanto a dos deuses e heróis gregos. E apenas me baseava, para a questão ética e moral, no Novo Testamento. Mas mesmo os ensinamentos deste eu achei alguns pontos contraditórios.

    Comentado em 25.Ago.2008

  2. marcus

    Na verdade, falo sobre o cristianismo porque e’ a religiao que melhor conheco, pois fui criado neste meio. Creio que a generalizacao que faco cabe, pois as tres maiores religioes monoteistas do mundo abarcam, sei la’, uns 70% da populacao mundial? Assim, nao ha’ porque distinguir entre elas, ja’ que suas bases sao praticamente as mesmas.

    Comentado em 25.Ago.2008

  3. M.K.

    Muito bom. Mas o que deve ter de salsinhas chegando aqui e te xingando.

    Comentado em 25.Ago.2008

  4. trixie

    “Assim, nao ha’ porque distinguir entre elas, ja’ que suas bases sao praticamente as mesmas.”

    esse foi, de longe, o comentário mais preconceituoso que você já fez por aqui sobre o assunto. colocou no mesmo saco cristãos, judeus e muçulmanos! não que eu me incomode ou me afete, mas ao ler isso dá pra perceber claramente como o seu asco pela religião influencia nos seus argumentos. até entendo que seja irresistível falar mal, dada a ignorância da população crente, mas você nunca vai conseguir sair dessa linha de pensamento negativa se se deixar influenciar pelas suas próprias crenças. não estou sendo moralista, do tipo, “é errado falar mal dos outros”, estou simplesmente apontando que o conhecimento científico que você preza tanto jamais pode ser embebido de preconceito. senão vira alienação.

    Comentado em 25.Ago.2008

  5. trixie

    mas acabei nem falando do post.
    sim, concordo, o nosso moralismo não vem mesmo da Bíblia. na verdade, há aí uma pequena confusão de termos: o moralismo é mais uma convenção social do que qualquer outra coisa, a ética que é mais relacionada à religião. a primeira surge da interpretação da segunda.
    vou comentar só uma pequena passagem.
    Mas quando o próprio Deus declara que “Não matarás”, mas extermina 2.391.421 pessoas (…) algo está incongruente.
    não há nada de incongruente por aí. você se esqueceu do preceito de que Deus está acima de nós. somos humanos, sujeitos ao erro, e por isso não temos o poder de decidir quem deve viver ou morrer. mas a causalidade, que existe tanto na Física quanto na Filosofia e em níveis que ainda não percebemos, é que determina como as coisas se arranjam. tudo depende de como convergem as leis naturais, com nossa influência ou não. e a isso pode-se chamar Deus.

    Comentado em 25.Ago.2008

  6. marcus

    Assim, nao ha’ porque distinguir entre elas, ja’ que suas bases sao praticamente as mesmas.

    Entao me diga qual e’, essencialmente, a diferenca entre o Deus judeu, cristao ou muculmano. Eles sao exatamente o mesmo!

    Comentado em 25.Ago.2008

  7. Philipe DuLac

    Religiões como Hinduismo e Budismo estão muito acima no percentual mundial do que o próprio Judaísmo. Mas, claro, não são monoteístas. A primeira é politeísta e a segunda pode se dizer até que é ateísta, no sentido literal da expressão.

    As religiões monoteístas não tem maior número de adeptos por representar melhor o conceito de religião e sim por questões politicas ao longo da história. (A religião do povo romano conquistador se espalha)
    A maioria dos que respondem (às pesquisas) afirmando ser cristãos, inclusive, nem mesmo pratica a religião.

    Então, creio eu, que continua sendo errado falar de “religião em geral” e ignorar as outras “menores”.
    É como você falar mal do futebol se concentrando num único time, só por ele ter maior torcida.

    Outro ponto que vale lembrar, novamente, é que só o Novo Testamento da Biblia é que é cristão de verdade. Ou seja, transmite os ensinamentos de Cristo.
    O Antigo Testamento ocorre todo antes do nascimento do “cabeludo paz e amor”.

    Não leve como crítica. É que gosto de falar desse assunto e elevar a discussão a um nível mais profundo a tornaria muito mais rica.

    Comentado em 25.Ago.2008

  8. Pri

    O maior problema é que as pessoas gostam de interpretar a Biblia de forma literal, oq eu acho que não deveria ser feito. Tb encaro a biblia como um conjunto de mitos/historias que passam uma ideia/valor.

    Comentado em 25.Ago.2008

  9. marcus

    @Philipe DuLac

    Não leve como crítica. É que gosto de falar desse assunto e elevar a discussão a um nível mais profundo a tornaria muito mais rica.

    De jeito nenhum levarei isto como critica, desde que tu nao se importe comigo mantendo a discussao num nivel mais raso =)

    @Pri

    Tb encaro a biblia como um conjunto de mitos/historias que passam uma ideia/valor.

    Ai’ e’ que esta’ o problema, Pri. O que e’ passar uma ideia/valor? Filhas estuprarem o pai? Criancas serem mortas porque chamaram um cara de calvo? Moises mandar matar todos os homens, criancas e mulheres de outras tribos e pegar as virgens para “casar” com ele?

    Comentado em 25.Ago.2008

  10. Tales

    O mais engraçado é ver nesse post as propagandas que o google ads coloca…

    “Para receber em sua casa a imagem do Sagrado Coração já benta, clique aqui…”

    ou então os “Biblia Gratis” “Biblia mp3″

    hehehehehe

    Comentado em 25.Ago.2008

  11. Fer Funchal

    lendo isso eu até fiquei com vontade de fazer um post sobre a Parábola do Filho Pródigo lá no bloguito. cara, como eu ODEIO essa história! mesmo na infância, quando era religiosa, fazia catequese e tudo mais, eu achava essa história completamente escrota. imagine agora, que sou atéia…

    tá, vou me pilhar pra fazer isso e depois te digo :-)

    Comentado em 25.Ago.2008

  12. TioSolid

    Sejamos francos senhor Marcus: Se você tivesse a capacidade de invocar ursos provavelmente esse seria seu passatempo preferido, sendo você Deus ou não :)

    Comentado em 26.Ago.2008

  13. mariane

    hahaha, me identifiquei com a fer funchal, eu odiava essa parábola também !!! sempre achei a maior injustiça com o filho not pródigo : P

    Comentado em 26.Ago.2008

  14. j. noronha

    O que mais me impressiona é como as pessoas gostam de discutir quem tem o melhor amigo imaginário.

    Religião é subproduto da desnutrição, da ignorância, e da capacidade de ignorar qualquer lógica.

    Comentado em 26.Ago.2008

  15. Philipe DuLac

    @j.noronha

    Religião é subproduto da desnutrição, da ignorância, e da capacidade de ignorar qualquer lógica.

    A. Einstein não era Ateu… Acho que ele não se enquadra nessa definição, por exemplo.

    Acho que deviam ter menos preconceito e tentar entender um pouco antes de falar mal simplesmente.

    Falar mal sem conhecer é que é fruto da capacidade de ignorar qualquer lógica.

    Comentado em 26.Ago.2008

  16. marcus

    @Philipe DuLac

    Na verdade, ele era ateu sim. De acordo com a Wikipedia e com o livro Deus: Um Delírio, Einstein disse:

    I believe in Spinoza’s God, who reveals Himself in the lawful harmony of the world, not in a God Who concerns Himself with the fate and the doings of mankind.

    Ou seja, Deus, para ele, era um alegoria para um ordem presente no universo. Física, por exemplo. Além disso, ele escreveu

    My position concerning God is that of an agnostic. I am convinced that a vivid consciousness of the primary importance of moral principles for the betterment and ennoblement of life does not need the idea of a law-giver, especially a law-giver who works on the basis of reward and punishment.

    Mais uma evidência do fato de ele não poder ser considerado crente.

    Comentado em 26.Ago.2008

  17. j. noronha

    Philipe DuLac,

    A imensa maioria dos que acreditam leram menos da Bíblia do que os ateus como eu.

    E quanto a Einstein, o Marcus já respondeu, mas vou completar, ele tinha um grande senso de humor que os pedestres do pensamento não compreendiam.

    Eu me formei e fiz duas especializações em física, já esqueci mais coisas sobre Einstein do que muita gente jamais irá saber.

    Comentado em 26.Ago.2008

  18. Philipe DuLac

    Firefox travou na hora, não sei se meu comentário foi. Er, melhor esperar pra ver.

    Comentado em 26.Ago.2008

  19. Philipe DuLac

    Bem, acho que não foi mesmo meu comentário.

    O que tinha dito, resumindo, é que Einstein não era crente, no sentido pejorativo da palavra. Ele não ia a igreja domingo pra ouvir a missa ou ia no templo rezar o rosário budista, se foi o que entendeu.
    O que disse, sim, é que ele não era Ateu. Ele acreditava no deus de Spinoza, que era panteísta. O panteísmo não trata deus como alegoria para a física, e sim tem uma visão diferente dessa do velho barbudo que fica lá em cima disparando raios ou pragas.

    Eu também não acredito que deus seja um legislador que trabalha na base da recompensa e punição. Nem que ele seja a imagem e semelhança do homem. Na verdade concordo bastante com a visão panteísta e adiciono algumas crenças pessoais.

    Se o j.noronha leu a bíblia antes de criticar, parabéns. Mas acho errado generalizar as críticas dela para todas as religiões, crenças e visões teístas que independem de religião.

    Comentado em 26.Ago.2008

  20. Jovas

    Imaginem o seguinte:

    Uma galera resolveu falar de como seguir uma doutrina dos deuses, uma rotina de purificação e exemplos de como fazer isso do modo certo e errado. Eis a CACHAÇA.

    Essa mesma galera escreve um livro gigante que é scaneado por milhares de nerds. Esses nerds o enviam a todos os cantos do mundo pela internet.

    Anos depois, as pessoas que leram o livro começam a seguir as crenças colocadas lá e espalham para mais pessoas, inclusive seus filhos e tataranetos.

    Temos então uma Bíblia new generation.

    Comentado em 26.Ago.2008

  21. Thiagão

    aaaaalá seja louvado !
    maldito infiel deves morrer !
    uaishasusahaisuhsausah..
    perguntas q sempre me fiz … concordo com vc =D

    Comentado em 26.Ago.2008

  22. Gian

    Marcus, tu devias parar de escrever esse tipo de coisa. Se continuar assim fico receoso de que talvez você não vá para o céu.

    Comentado em 26.Ago.2008

  23. trixie

    ainda bem que há pelo menos um que não trata do assunto com preconceito. Phillipe DuLac inclusive mexeu num ponto interessante, que é o valor do Antigo Testamento para os católicos. digamos que o nascimento de Cristo é mais ou menos como vemos o Iluminismo, que estabeleceu o racionalismo na sociedade hoje em dia - dantes, eram trevas, e viviam todos no erro. em todos esses exemplos que você citou, os supostos ensinamentos éticos funcionavam como exemplo de reprimenda, ao chegar Cristo e condenar muitas das ações ali descritas. o que torna a coisa mais interessante ainda é saber que o Antigo Testamento são os livros judaicos; a Torá considera somente do Gênesis ao Deuteronômio, terminando com a morte de Moisés, mas a Bíblia Judaica já engloba todos, numa divisão e ordem diferentes da cristã. então, o Novo Testamento, que contém os ensinamentos do suposto filho de Deus (há controvérsias dentro do próprio cristianismo em relação a isso - veja lá arianos e trinitários, o primeiro conflito), é justamente a negação das crenças judaicas. nada mais natural, reordenar histórias e até mesmo mudar a sua ênfase para fazer uma crítica. o Êxodo nos mostra claramente os hebreus como povo escolhido, coisa em que acreditam até hoje, então uma nova doutrina que nascesse teria de ser baseada no descontentamento com o judaísmo (e ao mesmo tempo negando as visões politeístas dos grandes impérios opressores). já o Qu’ran é mais complicado, por ser a negação tanto do judaísmo quanto do catolicismo - seus ayat (versos) rítmicos, considerados sinais de Deus recitados por Maomé, não têm ordem cronológica ou estrutura linear, são circulares, independentes de espaço-tempo, apontando descontinuidades nas Bíblias. (daí até se poderia começar a falar como a diferença entre os livros influencia na arte de cada crença, mas deixa para outro dia.) então percebe como é complicado falar que são as três a mesma coisa, quando uma cresce justamente da crítica que faz à outra? é óbvio, se os três livros não são iguais, é porque têm origens diferentes. para os judeus, é Moisés; para os católicos, Jesus Cristo; para os muçulmanos, Maomé. e claro que os pontos de vista de cada um são tão divergentes quanto o meu e o seu. você me perguntou sobre a diferença entre os Deus - isso não importa. podem ter suas semelhanças básicas, mas o desenvolvimento das premissas é que realmente dá o caráter da mentalidade de cada religião. até gostaria de falar mais sobre o assunto, mas preciso dormir. termino dizendo que me parece que você ainda não se desvinculou da ideia de que os textos religiosos têm de ser certos. não têm. a abordagem é outra, é procurar compreender quais eram as intenções e necessidades das pessoas ao escrever e ao interpretar os textos, como as limitações da humanidade refletem na busca do espiritual, e quais as influências que as religiões têm até hoje no nosso cotidiano. quando estudava no meu odiado colégio católico, eu até cuspia na água benta, para demonstrar a minha aversão àquela doutrina ignorante que tinha sido responsável por tanto atraso científico. mas isso é sair denegrindo sem ao menos conhecer, sem ao menos me desligar de quem eu sou no mundo de hoje para tentar compreender como era o mundo dantes. eu estava reagindo violentamente a algo que não fazia parte do que eu acreditava, assim como os Renascentistas metiam o pau nas pessoas da Idade Média. se me perguntarem sobre seguir uma religião, direi “ajuda algumas pessoas, sufoca outras tantas, pessoalmente não preciso disso”, mas simplesmente ignorar todo o valor que ela tem nos estudos das humanidades, para ficar apontando suas lógicas como falhas e errôneas? isso é que não faz sentido algum.

    Comentado em 26.Ago.2008

  24. A Mentira dos Dez Mandamentos | Opinião | A Grande Abobora

    [...] dez mandamentos são uma grande mentira. No post anterior, comentei que nossa moral não vem da religião. Se ela não vem da religião, muito menos vem dos dez mandamentos. E agora vou exemplificar [...]

    Comentado em 27.Ago.2008

  25. Carol K.

    Ai…”nossa moralidade não é bíblica”…Então sob que condições a nossa sociedade (ocidental) INVENTOU para si juízos de valor bom e mau, por exemplo?
    [...]
    “Ela vem de algum lugar sim, talvez anterior a nós enquanto humanidade”…A moral, ou a moralidade, como vc quiser, é humana, é histórica, foi construída, inventada, reinventada….sociológicamente, culturalmente…não é dada, não é anterior, não é concreta, nem absoluta…blá blá blá

    Comentado em 28.Ago.2008

  26. marcus

    Carol, eu nao sei como as socidades inventaram seus preceitos morais. Mas se tu tivesse lido este meu outro post, teria sabido que ate’ mesmo uma tribo de indios perdida no meio da America Central tem juizos morais bastante parecidos com o da nossa sociedade ocidental.

    Nao e’ da Biblia que nossa moral foi retirada, tanto que, hoje em dia, nao aceitamos escravidao, incesto, sacrificios humanos e outras coisas deploraveis das quais a Biblia esta’ lotada.

    Comentado em 28.Ago.2008

  27. A minha decepção com a história do filho pródigo | bitpop

    [...] na série de posts sobre religião que tá rolando n’A Grande Abóbora, a Fer Funchal comentou sobre o seu ódio em relação a história do filho pródigo da Bíblia. Ao [...]

    Comentado em 28.Ago.2008

  28. Carol K.

    Marcus: não aceitamos mais, porque reiventamos nossa moralidade…sabemos que ela, assim como a Verdade, ou Deus, não é absoluto, nem natural…é construído sociologicamente, historicamente e culturalmente…
    E, qtos aos indigenas, eles tem “juízos de valores morais bastante parecidos com os da nossa sociedade” porque interpretamos seus juízos a partir dos nossos… E aí, como fica isso???
    :P
    E, desCULPE-me se fui chata!

    Comentado em 28.Ago.2008

  29. trixie

    mais uma coisa: vai ler sobre a relação do Schopenhauer (sim, ele outra vez) da estética com a ética. é até bem parecido o nome, não é
    ethics, aesthetics…

    Comentado em 28.Ago.2008

  30. Cristiano

    Pera ai… você está lendo a Bíblia da forma errada. De onde você tirou que todas as passagens do livro são exemplos que devem ser seguidos? São ensinamentos.
    Não sou teólogo nem nada, só lí a Bíblia uma vez a muito tempo, mas que me lembre nessas passagens Deus estava realmente puto com esse povo. Deus, na Bíblia é realmente um cidadão vingativo e executou atos hediondos, que problema há nisso? Tá caindo na conversa dos padres de Deus te ama? Você fala que eles não tem credibilidade mas crê neles?
    Sugiro que esqueça a religião, dá uma lida novamente na Bíblia que tu vai entender a história. Esquece o que os religiosos modernos dizem.

    Comentado em 5.Set.2008

  31. joao

    bom, post meio tardio mas enfim

    concordo com vc em qse tds os aspectos da maioria dos posts, mas acreditar nessa lista q o cara fez eh meio contraditorio nao?
    pq, vc ta relevando as coisas ruins, e nao as boas. como disse concordo com vc em mtos aspectos, nao creio q a biblia seja por inteira uma coisa boa, e que varia da interpretação de cada um. Mas sabemos distinguir o certo do errado com um senso comum, como no caso das 2 filhas. Apeas extremistas fanático-religiosos fariam coisas desse tipo, mas a maioria, sendo cristã ou não, sabe que não seria certo dá-las ao povo lá fora. é um senso comum.

    também há mtas msgns boas na bíblia, e cabe a cada um fazer valer sua interpretação das msngs, desde que esta não interfira na vida de outra pessoa negativamente, ou sem consetimento dela

    Comentado em 24.Set.2008

  32. Alvaro

    rídiculo isso tudo, um absurdo esta matéria.
    não se deve julgar um texto sem analisar todo contexto… há história e espiritualidade em cada palavra da bíblia, não condenem Deus.

    Comentado em 5.Out.2008

  33. Lucio

    Infelzmente aqueles que são contra a Palavra de Deus são contra Deus!

    Esses estão perdido e precisam se arrepender, caso contrario o inferno os esperam!

    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (a verdade é Jesus!!)

    É um absurdo ler tanta besteira!!!!!!

    Comentado em 5.Out.2008

  34. Rodrigo Porto

    Olá, Não que eu queira defender Deus, por que Ele se defende sozinho, mas, citando o texto de Ló que você colocou, Deus não é responsável pelas más atitudes que as pessoas cometem.

    Deus não tem culpa de Adão na sua ignorância e Eva sua esposa comerem do fruto da Arvore do conhecimento do bem e do mal.

    Deus não tem culpa se lúcifer se rebelou de uma hora pra outra e acabou virando o diabo que todo mundo conhece muito bem,

    Deus não é culpado se o Presidente Bush de uma hora pra outra resolve atacar o Iraque com a desculpa de que Sadam possui armas que destruiriam a terra em 3 horas.

    Deus não é culpado se você trai sua mulher com uma prostituta ou come um viado ali na esquina.

    Se você erra, se você só faz bem ou só faz mal, o problema é seu, e não de Deus.

    Não adianta atribuir a Deus as coisas erradas que as pessoas cometem, seja na bíblia, seja hoje.

    Deus criou os seres humanos para serem felizes, agora o problema é que os seres humanos não sabem como fazer isso.

    Outra coisa, Deus pode matar quem ele quiser, por que ele dá a vida e ele tira, afinal, quem criou? Não foi Ele?

    Deus criu você e os demais aqui incluindo eu.
    Agora, se acontece algo de errado comigo,
    a culpa agora é de Deus?

    A fome no mundo é culpa de Deus?
    ou dos governantes mundiais que gastam milhões na compra de armas e equipamentos de defesa, mas, não gastam 1 centavo para ajudar a acabar com a fome de milhares de crianças no mundo?

    Pense bem antes de você criticar Deus em tudo, por que ele até agora não criticou nenhum dos erros ocultos que você já cometeu.

    Nós erramos e mesmo assim Deus continua nos amando incondicionalmente,
    As atitudes de Deus são as atitudes de Deus, e quem somos nós para contestar?

    Ou seja, cada um vai dar conta de si no Dia do juízo e não adianta a gente ficar aqui com essa xurumela querendo criticar Deus por tudo o que acontece no mundo.

    a e pelo amor de Deus: “Não comprem Deus”
    Por que Deus não se vende pra ninguém.

    Abraços e desculpe-me qualquer coisa.

    Comentado em 6.Out.2008

  35. Recent Links Tagged With "biblia" - JabberTags

    [...] public links >> biblia A Bíblia é um bom exemplo moral? Saved by kirillrost on Wed 29-10-2008 A Bíblia em Mangá na 20ª Bienal do Livro (SP) Saved by [...]

    Comentado em 30.Out.2008

Deixe seu Comentário: